Cattacini Quíron 2017 Ribolla Giala Fiano

Home » Cattacini Quíron 2017 Ribolla Giala Fiano
R$ 182,90

O Vinho Fino Branco Seco, Corte Fiano-Ribolla Gialla 2017 apresenta uma coloração amarelo palha com reflexos dourados. Seu aroma é intenso, muito complexo, com notas frutadas de pêssego, pera e damasco.

Apresenta notas florais que lembram a acácia mimosa, a flor de mel e um toque mineral, cera e baunilha.

Na boca é equilibrado, elegante e se percebe no retro-olfato a baunilha, tem uma boa persistência e se sente muito bem a sua mineralidade.

  • Código do produto: BRCTCT-0009
  • Disponibilidade: Em estoque
Apresentação
Safra 2017
Tipo Branco
Conteúdo 750 ml
Elaboração
Uva Chardonnay
Composição Ribolla Gialla (80%) e Fiano (20%)
Teor alcoólico 12%
Amadurecimento Fermentação: a temperatura foi elevada para 12ºC e as fermentações iniciaram, numa faixa controlada entre 12 e 13ºC, sendo concluídas um mês após. O mosto de Fiano fermentou e continuou em cuba de aço inoxidável até o momento do corte dos vinhos. O mesmo ocorreu com o mosto de Ribolla Gialla, mas com a diferença que uma parte foi transferida para as duas barricas novas de carvalho francês Seguin Moreau, tostagem médio plus, onde concluiu a fermentação e permaneceu neste ambiente até que fosse atingido o equilíbrio entre os aromas varietais e a madeira: 38 dias. Conversão Malolática: não realizada. Corte: Concluídas as fermentações e os estágios o vinho final resultou de um corte de Fiano com o Ribolla Gialla, barricado e o sem madeira, numa proporção de Fiano (20%) + Ribolla Gialla barricado (40%) + Ribolla Gialla sem madeira (40%). Decantação/Precipitação Tartárica: o vinho cortado é decantado, para eliminação dos resíduos da fermentação, e submetido a um tratamento a frio a -4°C, para a precipitação completa dos sais tartáricos.
Terroir
País Brasil
Região Videira e Água Doce, Planalto Catarinense (SC)
Produtor Cattacini Vinhos
Descrição da vinícola A Cattacini Vinhos Ltda. é uma empresa que atua, desde 2010, na produção e comercialização de vinhos nacionais exclusivos, desenvolvidos segundo os requisitos da marca junto a algumas vinícolas brasileiras. A seleção destas empresas é rigorosa, começando por visitas às cantinas e vinhedos, para certificar se os métodos de plantio e produção utilizados atendem às exigências de qualidade e quantidade da marca. A capacitação dos enólogos e técnicos envolvidos na produção dos produtos Cattacini também é verificada, assegurando a utilização do conhecimento no estado da arte. São, portanto, firmados acordos comerciais para a produção de vinhos nacionais exclusivos com vinícolas que possam atender às expectativas da marca Cattacini, que passa a ser única detentora dos direitos de comercialização destes vinhos. Apenas produtos de alta qualidade integram o portfólio Cattacini. Eles são desenvolvidos de acordo com as especificações da marca e têm suas características, físicas e químicas, verificadas por exames laboratoriais, realizados por empresas independentes e idôneas. Seus predicados organolépticos são analisados e identificados através de degustações sensoriais, por sommeliers profissionais.
Pontuação
Pontuação Campeão - GP Vinhos do Brasil 2015
Descrições da sommelière
Notas de degustação Análise Visual: apresenta coloração amarelo palha com reflexos dourados e está límpido. Análise Olfativa: franco, com boa intensidade olfativa e muito complexo com notas com notas frutadas de pêssego, pera e damasco. Apresenta notas florais, que lembram acácia mimosa e a flor de mel, um toque mineral, cera e baunilha. Análise Gustativa: é equilibrado, elegante e se percebe no retro-olfato a baunilha, tem uma boa persistência e se sente muito a sua mineralidade. Demonstra bom equilíbrio entre o aspecto olfativo e gustativo.
Harmonização vinho harmônico e gastronômico, ideal para acompanhar peixes, carnes brancas, alguns tipos de risotos, massas e queijos, além de pratos da culinária brasileira, italiana e contemporânea.
Serviço
Temperatura de serviço 10-12 °C
    1. Ruim
    2. Bom
Continuar